Aquários de água doce

Aquários comunitários
Aquários simples
Aquários de Plantas (Dutch Aquários)
Aquários temáticos

Aquários comunitários
Aquários comunitários são aqueles em que há uma composição harmônica e aparentemente aleatória de peixes, eleitos pela compatibilidade entre espécies e com grande apelo de formas e cores.
Com plantas compondo o ambiente, normalmente requerem equipamentos simples no tocante à filtragem e iluminação, em tamanhos variados.

     
Para ampliar, clique sobre a foto

Aquários simples
São aquários normalmente de pequenas dimensões, por vezes inferiores a um litro, que possuem poucos peixes, às vezes até um só. Indicam-se espécies de peixes de relativa rusticidade, que se acomodem apropriadamente em pouca área e pequeno volume de água.
Não requerem sistemas de filtragem em face da facilidade de trocas parciais de água (30-50% do volume). Na presença de substrato (areia/cascalho), sua quantidade sempre será bastante diminuta. Indica-se então pequena muda de planta aquática que não necessite de enraizamento (plantas livres na coluna de água).
A iluminação é opcional e acionada somente durante curto período para efeito decorativo, evitando inclusive o superaquecimento. Pelo mesmo motivo, os aquários simples devem ficar afastados de janelas, protegidos dos raios de sol diretos.

 
Para ampliar, clique sobre a foto



Aquários de plantas (Dutch Aquários)
Aquários de plantas, também chamados aquários tipo holandês ("Dutch"), são aqueles prioritariamente destinados a plantas ornamentais aquáticas. Esse estilo é considerado, por muitos, o mais relaxante e belo.
Esse conceito não impede uma conciliação com espécies de peixes criteriosamente selecionados.
Normalmente necessitam de poucos equipamentos específicos, principalmente em relação à filtragem e à iluminação. Ao contrário de correntes internacionais, onde experts aconselham que tal estilo se restrinja a aquários de porte igual ou superior a 150 litros, apresentamos também opções "descomplicadas" em volumes reduzidos.

       
Para ampliar, clique sobre a foto

Aquários temáticos
Aquários temáticos, também chamados aquários geográficos, ou biótopos, recebem essa denominação por explorarem temas ou propostas previamente determinados.
Ao especificarmos um tema, alinhavamos uma idéia central que passará a ser concretizada em detalhes uniformes e coerentes referentes à composição de todos os elementos do aquário: substrato, rochas, troncos, plantas, peixes, características físico-químicas da água, fotoperíodo e sistema de filtragem, entre outros. São exemplos de temas:
Floresta amazônica
Grandes lagos africanos
Rio de corredeiras
Floresta tropical asiática
Região pantaneira mato-grossense
Água salobra

 

Floresta Tropical Asiática
Grandes Lagos Africanos
Água Salobra
     
Floresta Amazônica
Grandes Lagos Africanos
Grandes Lagos Africanos
Rio Tropical Africano
Rio da América Central
Água Salobra
Floresta Tropical Asiática
Floresta Tropical Asiática
Floresta Tropical Asiática
Para ampliar, clique sobre a foto